depois O Amor | um Romance apaixonante de Lia Sena


O recém-lançado romance ‘depois O AMOR’, de Lia Sena

por Chris Herrmann


No dia 9 de junho, ou seja, há dez dias foi lançado o primeiro romance da escritora baiana Lia Senadepois O AMOR, em um evento virtual no Facebook. O livro digital leva o nosso selo, da Ser MulherArte Editorial, e em tão poucos dias já podemos dizer que é sucesso de público que teve acesso à leitura. 

Tive o imenso privilégio de ser uma das primeiras amigas a ler seus originais, até porque tive o segundo privilégio de editá-lo pelo novo selo da revista. Como outras amigas de Lia, eu também não pensei que fosse lê-lo em um só fôlego. Mas quem disse que conseguimos parar depois de ter começado? Ah, essa é uma tarefa difícil, visto que tanto a história do livro, quanto a sua narrativa, são tão instigantes e magnéticas a cada página, que não resistimos. 

Foto: divulgação | Ser mulherArte Editorial

Esta obra não é apenas bem escrita e narrada. Ela também possui uma profunda e bela mensagem às mulheres que sofrem abuso em uma sociedade patriarcal e que, por medo ou até ignorância dos próprios familiares em não saber lidar com os fatos, fazem com que a vítima se cale, carregando absurdamente um sentimento de culpa e culminando no aumento do trauma sofrido. Não que isso seja uma novidade em nossa sociedade e no mundo inteiro, mas a extrema sensibilidade com que a história é contada, faz com que essa reflexão exponha esse grito urgente e abafado.

É preciso que se denuncie, que se grite alto e que não se negue mais o feminicídio no Brasil. Uma sociedade moderna e democrática não pode ignorá-lo. E é sobre este assunto delicado que Lia trata com maestria no romance. Ela conta a história de uma menina que durante muitos anos calou-se e como esse trauma travou sua vida, sem que nem ela mesma tivesse a noção da real dimensão do estrago que isso lhe causou. 

Foto: divulgação | Ser mulherArte Editorial 

Interessante também, é observar que a Lia romancista não perdeu os traços da Lia poeta. Apesar do romance tratar de uma história triste, a narrativa é contada de forma delicada e, muitas vezes, poética. Inclusive o tocante poema que abre o romance, que vocês podem ouvir na gravação que eu fiz no Podcast da Revista Ser MulherArte:


Em cada capítulo de ‘depois O AMOR’, há mistério, reflexão e emoção.  Quem leu, sabe disso. Quem ainda não leu, vai amar. Uma leitura imperdível e mais do que recomendada!

Abaixo, um trecho do prefácio da poeta Agueda Magalhães:

"Lia Sena estreia no romance com a mesma verve, domínio e maestria presentes em todos os gêneros que frequenta. Dona de uma prosa vigorosa, consegue construir, através de pinceladas vibrantes, um quadro de matizes variados com tipos do cotidiano. Contempla, assim, sem pretensões didáticas e com extrema naturalidade, temas que abordam desde o racismo até o feminicídio - barbárie que atinge, em nossos dias, estatísticas alarmantes. A elegante construção do texto tece cortes na narrativa através de capítulos que não obedecem à linearidade cronológica, mas estão absolutamente conectados na tessitura do enredo, assegurando a perfeita coesão da história. O suspense, colocado logo no início, consegue envolver o leitor e manter a sua atenção até o final do romance. Essa obra, vai além das meras narrativas, exibe um dos leitmotive da temática da autora: denunciar, os flagelos sociais, sobretudo, a violência contumaz e cotidiana, contra a mulher, quase sempre passiva, silenciosa."


Foto: divulgação | Ser mulherArte Editorial 

Agora, um trecho do posfácio sob o olhar da psicóloga, e também escritora, Roberta Gasparotto:

"A autora tem a grande qualidade de não subestimar a inteligência do/a leitor/a, sabe que certas coisas devem ser reveladas muito aos poucos. Portanto, a narrativa se apresenta ágil mas não linear, e ao mesmo tempo muito delicada, que é a marca registrada dessa imensa poeta. O/a leitor/a ainda encontrará nesse livro um vasto mundo. E aí entra em cena a Lia Sena romancista, que não se furta em tocar com admirável fidedignidade, em detalhes incômodos e mesquinhos desse nosso mundo"


Foto: divulgação | Ser mulherArte Editorial 

E, para arrematar esta publicação com fios tecidos de ouro, o melhor: impressões e olhares atentos de alguns leitores durante e após o evento de lançamento:

꧁☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬
Liaaaaaa, que coisa mais espetacular, li num fôlego só, tudo é lindo, fui tão envolvida, que estava lá vendo e me emocionando com o espetáculo. Como Cecilia é linda. Que história!
Sinto tanto, por tantas vidas perdidas e que se perdem a cada hora. Um filme, desta obra, feito com todo cuidado que Cecília teve com o seu espetáculo, será uma belíssima obra de arte.
Amei a dedicatória.
Obrigada infinitamente. (Ilda Manini)
☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬
Lia Sena, sabe aquele doce favorito, que você come bem devagar, para melhor saboreá-lo? Pois bem, é assim que eu estou lendo o seu livro. Ontem, li até o capítulo XVlll. Estava curiosa para saber o porquê do comportamento de Cecília. Mas, quando estava prestes a ler sobre o seu encontro com a Dadá(Dalva) não resisti e fechei o livro. Não queria ficar sem o meu doce no outro dia. Ele está alimentando a minha alma, nessa época de quarentena. Era uma hora da manhã, quando resolvi encerrar a leitura. Dormi com Irene, Julia, Fabíola, Cecilia, Mauro, Hugo e João na cabeça. Uma boa história é assim. Levamos ela para a cama, na certeza de que no outro dia haverá continuidade. Obrigada, por escrever uma história tão rica e com.personagens, demasiadamente humanos. Bjs. (Juliêta Almeida)
☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬
Acabei seu livro ,emocionante demais! voce me fez ficar ansiosa,revoltada, mas logo depois descobri o quanto você prendeu minha atenção em cada linha! Só tenho que te parabenizar por esse livro belíssimo amiga! Nao vou negar que achei forte, por você ser essa pessoa sensível e meiga! Logo descobri que você é uma artista maravilhosa!!! Amei!!!!! (Josane Oliveira)
☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬
Uau Amores! Terminei o livro de Lia Sena e que merece aplausos."depois o Amor",uma história envolvente e muito bem escrita! (Eliane Pantoja Vaidya)
☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬
É com muita alegria que divulgo o livro “depois O Amor” da minha amiga de infância, a poeta Lia Sena. Ela tem und livros de poesia publicados, mas desta vez o livro lançado é um romance.
Adquiri, comecei a ler ontem à noite e achava que leria uns capítulos e que continuaria a leitura hoje. Mas foi impossível não lê-lo todo ontem à noite mesmo. O livro tem uma ótima narrativa, instigante, prazerosa... Recomendo!" (Stela Fetal)
☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬
Acabei de ler! Lindo, cheio de emoção.
Trata de temas importantes de forma leve, mas profunda. Um livro que li num só fôlego!
Recomendo "Depois o amor."
Parabéns à Autora, Lia Sena (Cecília Dolzan)
☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬
Estou me encantando com o conteúdo! (Ivanito Rocha)
☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬
Oi Lia. Acabei de ler seu livro agorinha
Eu amei, de verdade, li de ontem para hoje, instigou muito a curiosidade e as surpresas ao descobrir os passos da história nas entrelinhas. Parabéns pelo lindo trabalho (Cinthia Prates)
☬ ☬ ☬ ☬ ☬ ☬


* O Romance ‘depois O AMOR’ pode ser adquirido com a autora pela mensagem direta nas redes sociais do Facebook & Instagram, ou pelo e-mail:  marialiasena@gmail.com



Lia Sena é escritora baiana e desde a mais tenra idade se descobriu poeta. Ainda nas séries iniciais, escrevia poemas para as colegas e familiares. Em 1988, lança o seu primeiro livro de poesia, estimulada pelo então marido, Robson Nascimento e amigos, "Pedaços" (Editora Interbahia). Por um grande espaço de tempo, em que se dedicou à criação de filhos e sua vida de empresária em locação de filmes, esteve distante das publicações, mas não da escrita, até que em 2013, retorna à cena literária com o segundo livro, "Por Todo Risco", uma produção independente que a conduziu definitivamente à carreira de escritora, com a participação em eventos, criação de Saraus, participação em shows musicais com interferências poéticas, etc. Em 2014 lança o terceiro livro, "Lume dos Anseios" (Edições Mac - Coleção vinho e poesia). Participou de várias Antologias, sendo inclusive, uma das organizadoras da Antologia, "Outras Carolinas - Mulherio da Bahia" Editora Penalux/2017), na qual participou também com dois poemas. Também em 2017, participou do II Prêmio Sosígenes Costa de Poesia, ficando com a Menção Honrosa e o segundo lugar. Em 2018 foi a vencedora da terceira edição desse mesmo prêmio com o livro, "Na Veia da Palavra" que se encontra em processo de edição pela Editus. Também em 2018, lança o seu quarto livro de poesia, "De foro íntimo" (Editora Penalux), um livro de muito sucesso que repercute até os dias atuais. Eventualmente escreve contos e crônicas; é autora de algumas canções e nesse ano de 2020, decidiu escrever esse, que é o seu primeiro Romance, "depois o Amor", publicando-o em formato digital. Um trabalho realizado pela editora Chris Herrmann através da Revista Ser MulherArte. Participante ativa do Coletivo feminista Mulherio das Letras, desde o seu início, Lia Sena é também Articuladora do Mulherio das Letras da Bahia, um dos núcleos do Mulherio Nacional. Publica em diversas Revistas eletrônicas, como Mallarmargens, Ruído Manifesto, Amaité, Escrita Droide e atualmente, exerce a função de editora adjunta da Revista Ser MulherArte.

Comentários

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

A Poesia renova esperanças: Júlia Alberto, 14 anos, Poeta.

PodPapo 01 | Entrevista com a escritora Rosângela Vieira Rocha

Alma&Luz - A poesia de Ana Cleusa Bardini - seis poemas

Uma crônica em tempos de quarentena - Por Marta Godoi

A poesia terna e lúdica de Alessandra Sanches

Fotografia 5 | Projeto Pixel Ladies + Revista Ser MulherArte - Francine Tobin

PodPapo 02 - entrevista com a escritora Lia Sena

Em uma Metáfora bem-humorada, o passado alerta o futuro: crônica de Marisa Zani

Uma Mulher Admirável - Chris Herrmann