ERA UMA VEZ 10 I A magia da infância na literatura infantil da escritora Maíra Gomes


 

“O Tempo é o culpado,

Que não ouve o meu pedido.

Não custa nada passar voando

Quando não estou contigo.”

 

              Esses versos fazem parte do livro “A Menina e o Tempo” da escritora Maíra Gomes.


Maíra Gomes é jornalista de formação e escritora por convicção. Sua porta de entrada para a literatura infantil foi a maternidade.  “Eu sempre escrevi, mas foi por causa do Caio que voltei meu interesse para as histórias infantis”, conta.

O livro “Infância” foi escrito em 2012. A história é curiosa porque em momento nenhum a poesia, cujo título original era “Saudades da Infância”, foi escrita para crianças. “Era eu, alimentando a criança que fui, em um dia de muita saudade da minha avó. A poesia ficou guardada até que um dia recebemos alguns livros do projeto Leia para uma criança, do Itaú.  Percebi que um dos livros se assemelhava muito com a minha poesia, não no conteúdo, mas na forma, e isso me fez despertar para o desejo de publicar um livro”, revela a autora.

Infância foi publicado pela Editora Autografia, teve três eventos de lançamento e recentemente esgotou. Atualmente, Maíra está trabalhando na reedição do livro, que será publicado pela République Editora, selo que será lançado em breve. A nova edição vem cheia de novidades: novas ilustrações, uma poesia inédita e um livro de atividades. O lançamento está previsto para final de outubro.



Em 2019, também pela Autografia, a escritora publicou “As Aventuras do Príncipe Ricardinho e do Cavalo Romão”. Depois de seguidas noites contando essa história para o seu filho, resolveu escrever e desenvolver melhor a narrativa. O resultado é uma história cheia de magia, humor e aprendizado. Também esgotado, o livro ganhará nova edição em 2021.

Durante a pandemia, ao perder um trabalho importante na área de Marketing, a autora resolveu inovar. “Sem pensar muito criei um projeto de lives literárias, diárias, que estreou com Thalita Rebouças como convidada”. Entre março e agosto foram 100 convidados, entre famosos e novos talentos, autores e demais profissionais envolvidos na produção do livro. Por causa das lives acabou sendo convidada para publicar um terceiro livro, desta vez pela Editora Em Prosa & Verso.

Em agosto deste ano foi publicado A Menina e o Tempo, livro que traz a percepção de tempo pela ótica das crianças. A primeira história que foi concebida como livro desde o começo.

Atualmente Maíra Gomes está envolvida em dois projetos além da divulgação de A Menina e o Tempo: o clube do livro Contém Spoiler, que privilegia autores nacionais contemporâneos e um livro juvenil com previsão de publicação em 2021.



“A Menina e o Tempo” está disponível para compra  no direct do Instagram da autora e no site da Editora:

https://www.emprosaeverso.com.br/pagina-de-produto/amenina-e-o-tempo

Booktrailer “A Menina e o Tempo”

https://www.youtube.com/watch?v=Cv0LRA7Ffgc

Booktrailer “As Aventuras do Príncipe Ricardinho e do Cavalo Romão”

https://www.youtube.com/watch?v=0L8RqP4AzdQ

Para mais informações, acesse o site

https://mairafgomes.wixsite.com/mairagomes/bio

 


@mairagomes_oficial








Comentários

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

Dois poemas de Samanta Aquino | "A arte de ser mulher"

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Uma Crônica sobre mulheres - por Rejane Souza

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

A poética feminista e arrebatadora de Alice Ruiz

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

SEIS POEMAS DE ANNA MIRANDA MIRANDA