A trajetória musical de Kareen Mendes



Kareen Mendes é menina baiana que desde muito pequena, esteve em contato com a música através de um tio e, quase simultaneamente, aprendeu a falar e cantar. Sua base, a música que ela ouvia em casa, sempre foi MPB e Kareen passeia com maestria, pelas mais diversas vertentes que a nossa música oferece. Essa mulher tão jovem, contabiliza mais de vinte anos de carreira. Trilhou vários caminhos, bandas, parcerias e a partir de 2011, inaugurou sua carreira solo. Compositora de mão cheia, além de cantora de voz refinadíssima, lançou em 2013 o seu EP Passeio, com seis faixas, sendo quatro composições suas. Ao longo dos anos, elaborou vários shows com excelente produção e sempre acompanhada de ótimos músicos.
Em 2014, Kareen e eu, estabelecemos algumas parcerias bonitas. Ela criou o show SUBVERSIVA, no qual apresentava canções só de mulheres que tinham representatividade com relação às lutas que travamos. De Rita Lee a Gal Costa, estavam no repertório e eu fui convidada a fazer interferências poéticas, nas várias edições desse show que foi um grande sucesso. Escrevi alguns poemas que dialogavam com as canções e o resultado foi muito interessante.




* Um dos poemas escritos especialmente para o show

Avisos



Um pouco mais abaixo
um pouco mais de afago
e silêncios no meio
rodeios
lentas línguas que serpenteiam
e chegam ao ponto
Deslize
cheiros, fluidos, sumos
tons de vermelho e aceso
desejo bom
Cuidado
há sempre o perigo de cruzar a ponte
galgar montes sem provar
Espera
Invade
Mas bem devagar
Explora
explode
perscruta
Abusa desse gotejar tamanho
Desse banho de suor
Sussurra
Abusa de ternura
Morde
Acolhe
Arranha
Docemente assanha
Acalma
Afaga
Exaure e vaza

Puxa o cobertor...

Lia Sena em #Subversiva

*Algumas imagens do Show Subversiva 








Tivemos ainda em 2014, uma linda parceria na música FÊMEA, com a qual participamos do Festival Vozes da Terra, de Feira de Santana.


FÊMEA

Nem vem
que a fragilidade
vira força bruta
Mando meu verso
te deixo de calça curta.

Nem tente
tocar nos meus planos
a minha grana
eu ganho.

Nem venha
falar do meu vestido
do meu cabelo
do meu exposto desejo.

Porque sou mulher
eu posso
Porque sou fêmea
eu gozo

Nem vem
Com a tua ideologia
Nem tente me empurrar os teus delitos.
Da minha poesia
política e filosofia
eu entendo e multiplico.

Nem vem
me perturbar com esse teu falso moralismo
A minha casa eu sustento
O meu arbítrio
eu garanto
e o meu corpo
a mim pertence

Porque sou mulher
eu posso
porque sou fêmea
eu grito e gozo

Lia Sena/Kareen Mendes


Mas essa cantora e compositora talentosa, sempre em movimento, partiu para o show, CAMINHOS DA BAHIA, com um repertório constituído de música baiana dos anos 80/90.  É um show requisitado todos os anos, na época do carnaval e micaretas. Kareen vai do samba ao rock n' roll, com talento e competência e surpreendeu com o show maravilhoso, GAL EM MIM, na companhia do maestro Tito Pereira, no qual dava um show de interpretação às músicas da diva também baiana, Gal Costa. Um show de muito sucesso que teve várias edições, com casa cheia e sucesso. Tive a alegria de assistir a uma das apresentações e fiquei encantada. Outros projetos somaram-se a esse, inclusive um show de forró, FULOZINHA, para o período junino. No final do ano de 2017 Kareen Mendes lançou o single “Carne Nobre” com uma canção homônima do compositor Eduardo Alves. Trabalho bastante elogiado pela classe artística, por vários comunicadores e ativistas culturais de Feira, Salvador e outras partes da Bahia. A partir de Julho de 2019, Kareen passou a integrar o MOVIMENTO RECONSERTÃO, ao lado do reconhecido e importante músico, Roberto Mendes. Kareen lançou então o single "Longa Estrada", música de sua autoria, sobre a qual ela comenta: "A canção Longa Estrada nasce da compreensão do quanto estabelecemos metas e do quanto deixamos de aproveitar os caminhos percorridos e as companhias que fizeram parte desse percurso. Ela explica melhor: “Eu que já morei em tantos lugares, que percorri estradas e águas, resolvi me permitir a parar e contemplar toda essa viagem e perceber de forma mais delicada as minhas companhias”. Kareen Mendes ainda pontua: “Neste momento, quando completo 22 anos na música, transformar toda essa reflexão em canção e gravar junto com um nome como Roberto Mendes, que é uma grande referência pra mim, foi a certeza de que tudo valeu a pena!”. Ela arremata dizendo: “E convido a você que ouça, sinta, contemple... e tire as sandálias que o tempo descalço é melhor... Seja a longa estrada!”. E em meio a essa carreira recheada de trabalho e novidades, ainda há tempo para que a cantora desenvolva um projeto de levar música aos hospitais. Um projeto solidário, permeado de amor e que teve a adesão de vários músicos, a partir de um convite que ela fez através do facebook. Apresento então a vocês, essa mulher encantadora e artista impecável. Conheçam o trabalho dela e encantem-se.


Lia Sena


Kareen Mendes - Longa Estrada - 22 anos de carreira
(TVSUBAÉ)



Kareen Mendes - Carne Nobre



Kareen Mendes - Passeio



Kareen Mendes canta Norma - Show Subversiva


Kareen Mendes canta Fêmea no Festival Vozes da Terra


Kareen Mendes - Show Fulozinha


Show Gal em Mim - Vapor Barato (Kareen Mendes/Tito Pereira)



Longa Estrada


Vídeos no Youtube: Canal Kareen Mendes Página no Facebook: Kareen Mendes Instagram : @kareenmendesoficial




Comentários

Postar um comentário

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

Dois poemas de Samanta Aquino | "A arte de ser mulher"

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Uma Crônica sobre mulheres - por Rejane Souza

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

A poética feminista e arrebatadora de Alice Ruiz

SEIS POEMAS DE ANNA MIRANDA MIRANDA