Lançamento da antologia "Velhas Sábias" onde _mulheres contam histórias de mulheres.


Lançamento




Quase todos conhecem uma velha sábia, a mulher que atravessou anos fazendo coisas espetaculares como, por exemplo, viver à vida da melhor forma que possível, nas circunstâncias que se apresentassem, num país que não tem olhos para a força feminina. Velhas Sábias – Um tributo às que vieram antes de nós junta um punhado delas, numa antologia organizada pela escritora Fátima Soares. 

O livro, que reúne 27 escritoras de sete estados brasileiros, terá lançamento nacional virtual na próxima quarta-feira, dia 26, às 18h, com transmissão pelo canal Projeto Velhas Sábias, no YouTube. As escritoras – e algumas das velhas sábias que ainda estão entre nós - participarão da festa, com a presença de Maria Valéria Resende, a inspiradora do movimento Mulherio das Letras, e da organizadora. A conversa será mediada pelas escritoras Leila Santos e Sofia Leal.

Editada pela Ipanec, sob o selo do Mulherio das Letras, a antologia foi idealizada, inicialmente, no Morro da Conceição, em Recife, quando 13 mulheres negras pensaram em enfrentar o desafio de contar a vida de mulheres que fizeram história nos seus núcleos e alcançaram a longevidade. A ideia foi maturando e, sob o advento da pandemia, cresceu e alcançou outras mulheres, algumas estreantes na escrita.

Velhas Sábias – Um tributo às que vieram antes de nós conta histórias de mulheres negras, brancas, descendentes de indígenas, imigrantes. Todas elas atravessaram as mudanças do Século XX em núcleos de extrema pobreza ou em famílias abastadas, no campo e nas cidades de um Brasil que começava a deixar para trás a sua característica rural. Em comum, elas venceram de alguma forma a opressão característica do patriarcado, pariram ou criaram núcleos familiares, ganharam o sustento das crias. Sábias por driblar as dificuldades, alcançar a velhice e deixar um legado às que chegam depois delas.

As escritoras são de Recife e outras cidades de Pernambuco, da Bahia, do Rio Grande do Norte, do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Brasília.

Lançamento: Velhas Sábias – Um tributo às que vieram antes de nós, selo Mulherio das Letras, Editora Ipanec, Recife, 2021

Dia 26/05 – 18 horas

Transmissão: Canal Projeto Velhas Sábias, no YouTube: 

https://www.youtube.com/channel/UCyp4TWHIOoBA2v3WQhpAf7Q


Texto de Beth Fernandes 











Comentários

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

A POESIA FANTÁSTICA DE ROSEANA MURRAY | PROJETO 8M

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

Preta em Traje Branco | Cordel reconta: Antonieta de Barros de Joyce Dias

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

Uma resenha de Vanessa Ratton | "Caminho para ver estrelas": leitura necessária para a juventude

Resenha do livro juvenil TÃO LONGE... TÃO PERTO, de Silvana de Menezes