Sarau da Varanda - Arte e Solidariedade na Tijuca

Logo do Sarau da Varanda

O Sarau da Solidariedade

por Chris Herrmann


O Sarau da Varanda, localizado na Tijuca - bairro da zona norte do Rio de Janeiro, sob a minha curadoria (Chris Herrmann), teve a sua primeira edição oficial no dia 1’ de Outubro último. Fizemos uma parceria com o tradicional Restaurante Salete (desde 1957) na Tijuca, que ofereceu gentilmente cedeu seu espaço para abrigar nosso evento. 



A ideia é “fazer arte, sem esquecer a nossa parte”. Assim como na primeira edição, queremos apresentar vozes e expressões artísticas, tanto de iniciantes como dos mais experientes, da forma mais justa possível para os participantes. Sempre entre 20 e 30 apresentações de inscritos selecionados e convidados. 

“A solidariedade é um amigo sem nome” (Chris Herrmann)

Cada participante leva para o evento um alimento não perecível, que ao final é doado (em forma de uma cesta básica) à Ong SÓ VAMOS, que distribui Quentinhas toda semana gratuitamente para pessoas em situação de fome no Rio de Janeiro. 




A primeira edição foi um absoluto sucesso e contou com convidados estreantes e vários conhecidos, como as poetas Lílian Maial, Nilza Freire, Betine Daniel, Márcia Schweizer (Presidente da AJEB-RJ); os poetas Igor Calazans (curador do Sarau Epoché), Tchello de Barros (multiartista), Jorge Ventura (Presidente da APPERJ), Amalri Nascimento (Diretor da APPERJ), Angel Cabeza; a cantora Ilka Villardo e tantas outras e outros. A administração do Restaurante Salete também estava presente e vibrou muito com a nossa estreia. Foi empolgante!



E agora estamos a caminho da segunda edição no dia 29 de Outubro. Temos 30 apresentações confirmadas. Entre elas, alguns convidados especiais e algumas novidades, como os poetas Tanussi Cardoso e Paulo Sabino, a poeta multilinguagens Andréa Dhetty com a performance ‘Corpo e Poesia’; Léo Poeta com sua banda Os Villões (formada por alunos e egressos da Escola de Música Villa Lobos); a banda de hard rock Fermata; o aclamado comediante Stand Up tijucano Gui Albuquerque, entre outros artistas. 




Sempre que possível, faremos o Sarau mensal ou, no máximo, bimestral, a depender do tempo disponível (e saúde) para cuidar da organização, da divulgação e da logística. 

E que venham muitos outros Saraus em 2025; os nossos e de tantos outros excelentes, que há tempos espalham arte e cultura pelo nosso Rio de Janeiro. Nesse caso, mais é mais! Viva o Sarau!

O Sarau da Varanda é presencial, mas recebe inscrições e faz divulgações no seu perfil do Instagram @sarau.da.varanda e no YouTube (ainda novo) YouTube.com/@saraudavaranda.




Comentários

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

DUAS CRÔNICAS E CINCO POEMAS DE VIOLANTE SARAMAGO MATOS | dos livros "DE MEMÓRIAS NOS FAZEMOS " e "CONVERSAS DE FIM DE RUA"

Cinco poemas de Catita | "Minha árvore é baobá rainha da savana"

A POESIA PULSANTE DE LIANA TIMM | PROJETO 8M

A vendedora de balas - Conto

Preta em Traje Branco | Cordel reconta: Antonieta de Barros de Joyce Dias

Divina Leitura | O tutano da experiência viva em "Jardim de ossos" de Marli Walker