Coluna 12 | Fala aí... Shirlei Pinheiro (Brasil)

  |  coluna 12 |
 

Incentivadoras

por Shirlei Pinheiro (autora convidada)



Outro dia eu estava em um ponto de ônibus esperando um para ir para casa, e como já era noite estava bem cheio. Várias pessoas conversando e uma dessas conversas chamou a minha atenção, dois homens falando sobre as suas respectivas esposas, o primeiro falava da mulher com alegria e entusiasmo, tecendo elogios e dizendo como a incentivava a trabalhar, estudar e correr atrás dos seus sonhos, já o segundo só reclamava e falava em tom de deboche que não podia dar muita “corda” para ela senão dava problema.
Achei curioso esse diálogo, pois os dois pareciam ter a mesma idade, ou seja, faziam parte da mesma geração, e pensavam de formas tão diferentes. Nisso entrei no meu ônibus e fiquei pensando sobre aquela conversa. 

É claro que hoje em dia as mulheres podem e fazem o que querem, podem ter a profissão que escolherem e nada as impedem de alcançar os seus objetivos, e isso é maravilhoso. Mas, porque isso ainda é uma questão que precisa ser
discutida? Porque ainda é levada em tom de deboche e desdenho por alguns?
Hoje moro sozinha, trabalho, estudo e vou atrás do que quero, mas aprendi a fazer isso sozinha, confesso que senti uma invejinha da esposa do primeiro rapaz que se mostrou ao seu lado para tudo, às vezes é bom ser incentivada por pessoas que amamos, porém, na falta desse incentivo o espelho é um grande aliado.

Que neste ano que começa, possamos olhar para nós mesmas e sermos nossas maiores incentivadoras, conquistando tudo o que sonhamos e se caso não conseguirmos não tem problema, nunca é tarde para realizarmos aquilo que temos vontade e sonhos nunca envelhecem a não ser que a gente permita.

E que num futuro cada vez mais próximo isso não seja mais um assunto a ser debatido, mas sim uma realidade concreta na nossa sociedade.





Shirlei Pinheiro, nascida em Teresópolis/ RJ, cronista desde 2016, estudante de Bacharelado em História, participa de diversas antologias e coletâneas entre elas, a Coletânea poética Palavra em ação. Criadora do blog Paixão Crônica e do grupo Escritores da Serra.

https://paixaocronicaa.blogspot.com/
https://jornalescritoresdaserra.blogspot.com/






Comentários

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

A POESIA FANTÁSTICA DE ROSEANA MURRAY | PROJETO 8M

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Preta em Traje Branco | Cordel reconta: Antonieta de Barros de Joyce Dias

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

Resenha 'afetiva' do livro O VOO DA GUARÁ VERMELHA, de Maria Valéria Rezende

Uma resenha de Vanessa Ratton | "Caminho para ver estrelas": leitura necessária para a juventude