ERA UMA VEZ 12 I A escritora e ilustradora brasiliense Grazi Ferreira

 



“E mais uma vez, num passe de mágica, seu desejo foi atendido e Giovana voltou a ser a menina de sempre. Sentiu aliviada ao se ver refletida no espelho”.

Esse trechinho faz parte do livro O anel da fada Pléin da escritora e ilustradora Grazi Ferreira. No livro Giovana é uma garota que quer ser igual às outras e espera que fada Pléin atenda a seus desejos usando o anel mágico. Mas a fada tem outros planos, e quer que a menina entenda que bom mesmo é sermos diferentes. Esta história mostra que é importante se conhecer e construir a própria identidade, desenvolvendo autoconfiança e uma imagem positiva de si.


Graziele Ferreira é brasiliense, formada em Pedagogia, mãe, escritora e desenhista infantil. Inspirada por sua filha, começou a colocar em prática um desejo antigo de dar vida aos personagens infantis.

Desde criança Grazi desenha e cria personagens, também fazia livros artesanais, porém esses trabalhos sempre ficaram guardados e foram vistos apenas por pessoas mais próximas; ela sempre teve um desejo de tornar sua arte mais pública, mas não sabia exatamente como fazer isso.

Com o passar do tempo e de diversos acontecimentos sua filha nasceu e o mundo infantil voltou a fazer parte da sua vida, aquele desejo que estava guardado aflorou novamente e eu decidiu publicar livros infantis, por isso a escritora afirma que a filha é a sua inspiração.



A autora ilustrou quatro dos seus livros infantis, a partir deste ano (2020) outros ilustradores também deram vida as suas histórias, pois ela teve uma demanda um pouco grande de projetos e não conseguiu ilustrar todos eles.

Livros escritos e ilustrados pela autora: O cachorro RimãoSe pular, vai voarTirinhas para gostar de lerO anel da fada Pléin.

Livros da autora e  ilustrados por outros ilustradores: Emoções do primeiro dia de aula Mok, o besouro .


Grazi conta que sua infância foi marcada pelos gibis do Maurício de Sousa. “Não tive muito acesso a livros infantis, os gibis eram mais populares e de fácil acesso a minha família e, portanto, marcaram minha infância, por isso sou fã do Maurício de Sousa, as histórias em quadrinhos foram lidas e relidas por mim, pois eu não me cansava de ler cada uma delas”, relata a autora.



 “Para mim, os livros representam oportunidades de estar em outros lugares, olhar o mundo pelas lentes de outras pessoas, poder sentir o que os personagens estão sentindo e se colocar no lugar do outro, além disso significam aprendizado, reflexão, conhecimento e entretenimento. Você nunca está sozinho quando tem um livro. E escrever livros infantis é uma forma de me aproximar das crianças e mostrar a elas mundos mágicos. Os livros servem para incentivar e transformar o hábito da leitura em um momento de carinho e amor” ( Grazi Ferreira).



Conheça os livros da escritora e ilustradora Grazi Ferreira. Leia as sinopses e acesse os sites de compra.


 O cachorro Rimão

Nina e Juarez seguem a sua rotina diária de ir para a escola quando encontram um cachorro fantástico que sabe falar. Este cachorro se chama Rimão. Ele começa um diálogo com as criança usando as suas rimas. Venha se divertir com esta aventura de Nina, Juarez e o cachorro Rimão.

https://www.autografia.com.br/produto/o-cachorro-rimao

 

Tirinhas para gostar de ler

Este livro apresenta uma sequência de dez tirinhas que propiciam a oportunidade de refletir sobre a importância da leitura e do acesso aos livros. O livro também oferece o conceito de tirinhas como gênero textual e no final contém atividades surpresas.

 www.livrariafeliz.com.br/tirinhas-para-gostar-de-ler-grazi-ferreira

Emoções do primeiro dia de aula 

Pelo olhar do menino Felipe sua mãe, o livro mostra de forma poética o processo de ingresso de uma criança na escola, desde a adaptação até a hora em que ela se sente autônoma e confiante pata viver seu início de vida escolar. Mãe e filho compartilham esse momento, cada um com suas expectativas sobre essa fase tão especial.

https://www.emprosaeverso.com.br/pagina-de-produto/emo%C3%A7%C3%B5es-do-primeiro-dia-de-aula

 O anel da fada Pléin

Giovana é uma garota que quer ser igual às outras e espera que fada Pléin atenda a seus desejos usando o anel mágico. Mas a fada tem outros planos, e quer que a menina entenda que bom mesmo é sermos diferentes. Esta história mostra que é importante se conhecer e construir a própria identidade, desenvolvendo autoconfiança e uma imagem positiva de si.

 https://www.emprosaeverso.com.br/pagina-de-produto/o-anel-da-fada-pl%C3%A9in

Se pular, vai voar     

O divertido encontro de um mago com um trio de meninos trouxe descobertas fantásticas para todos, porém apenas um menino viveu intensamente a oportunidade da mágica.

https://www.autografia.com.br/produto/se-pular-vai-voar

 Mok, o besouro .

Mok vive em uma floresta distante, cheia de grande animais e pássaros de várias espécies, ele é um simpático besouro que decidiu se aventurar experimentando coisas novas bem diferentes da sua rotina. O que será que Mok experimentou? Venha se divertir, brincar e cantar com esta história incrível cheia de surpresas.

@linkagekids para adquirir


"Hoje trabalho pelo incentivo à leitura! Neste mundo altamente tecnológico, com celulares, tablets e computadores, se torna um desafio incentivar a leitura, por isso que devemos ser um exemplo para a criança, aproveitar momentos como a hora de dormir para contar histórias e ler com as crianças, tentando aproveitar oportunidades e mostrar a elas o quanto a leitura pode ser prazerosa".( GRAZI FERREIRA)





@graziescritora



Comentários

  1. Lindos trabalhos Grazy. E as Histórias são incríveis.... meus filhos adoraram, amamos tudo!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindos trabalhos Grazy. E as Histórias são incríveis.... meus filhos adoraram, amamos tudo!!!

    ResponderExcluir
  3. Escrever para crianças é um presente-desafio. Escrever e ilustrar então, uma dádiva. Este caminho da promoção e incentivo a leitura é um mundo de descobertas, tenho me aventurado por ele também. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

Dois poemas de Samanta Aquino | "A arte de ser mulher"

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Uma Crônica sobre mulheres - por Rejane Souza

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

A poética feminista e arrebatadora de Alice Ruiz

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

SEIS POEMAS DE ANNA MIRANDA MIRANDA