Entrevista com a poeta e professora Francine Cruz
![]() |
Poeta Francine Cruz |
Nossa entrevistada é Francine Cruz, autora do livro premiado "Poemas para brincar nas quatro estações".
Francine Cruz nasceu em Curitiba-PR, é escritora, professora e doutora em Educação (UFPR). Autora de 9 livros, entre eles, Amor, Maybe (2011), A Casa dos Dois Amores (2014) e La Obra Poética de Ana Cristina Cesar: Resignificación del Biografismo (2023), lançado na Argentina em 2023. Vencedora de diversos prêmios literários, em 2012 recebeu o prêmio Agente Jovem de Cultura do Ministério da Cultura. Integrante de coletivos literários, acadêmica da AVIPAF e membra efetiva do Centro de Letras do Paraná. Criadora e apresentadora do Canal Senhora Literatura no Youtube. Tem textos publicados em revistas do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Argentina e Espanha.
Quando começou a escrever poesia?
A poesia foi um dos primeiros gêneros literários que comecei a escrever, ainda na adolescência, por volta dos 12, 13 anos. Os primeiros poemas foram compartilhados com minhas amigas e professores da escola e me ajudaram a superar as dificuldades dessa etapa tão conturbada da vida. Sempre li muita poesia, então escrever poemas foi um processo natural para mim.
Você reconhece a influência de algum autor em seus livros?
Certamente há muita influência de tudo que já li em meus livros, inclusive gosto muito de trazer meus autores preferidos para minhas obras em forma de citação ou intertextualidade. Manuel Bandeira, Pablo Neruda, Oscar Wilde, Shakespeare, José de Alencar, Castro Alves, Jane Austen, Emily Brontë, Ana Cristina Cesar e Pagu são alguns que já apareceram em meus textos.
Como surgem as ideias para seus livros?
As ideias surgem das formas mais inusitadas possíveis, mas geralmente tem relação com algo que estou vivendo ou pesquisando no momento. Também já aconteceu da ideia surgir a partir de algum tema específico solicitado por algum edital.
Você criou o Projeto Senhora Literatura. Como iniciou esse Projeto?
O Canal Senhora Literatura foi criado em maio de 2020, em meio a pandemia de Coronavírus para compartilhar experiências literárias por meio de resenhas de obras lidas, dicas de livros e entrevistas com escritores, dando ênfase especial para a autoria de mulheres e para autores paranaenses. A ideia é apresentar ao público desde autores já consagrados até os mais contemporâneos.
Link do Canal Senhora Literatura: https://www.youtube.com/c/SenhoraLiteratura
Qual é a sua expectativa? Já recebeu mensagens ou e-mail dos seguidores do programa?
A minha expectativa é divulgar a literatura, especialmente aquelas que não tem tanta visibilidade e que não são best-sellers. Sempre recebo muitas mensagens positivas e de incentivo dos seguidores do Canal e isso me motiva a continuar.
Como escolhe os convidados?
Criei o Canal Senhora Literatura para ter a liberdade de falar sobre o que eu quisesse, então não me sinto na obrigação de agradar ninguém, escolho sempre algum livro que eu tenha lido e tenha gostado, ou algum autor que eu ache interessante divulgar.
Sobre o seu processo criativo? Para escrever um poema, por exemplo, você parte de uma palavra? De uma imagem? De uma vivência? De acontecimentos?
Não tenho uma rotina de escrita, mas estou sempre escrevendo. Para poemas, gosto de me inspirar em fatos da vida real e também em imagens, elas me ajudam a focar. Para textos mais longos, gosto de ter uma playlist me acompanhando na escrita.
Pensa que a internet incentiva a leitura de livros ou prejudica?
Depende. A internet incentiva na medida em que os livros são divulgados nas redes e alcançam diferentes públicos, mas prejudica quando a pessoa passa horas preciosas do seu dia rolando o feed do celular quando poderia estar lendo um livro.
Na sua opinião, qual é o gênero literário que as pessoas mais compram nas livrarias? (Poesia, conto, crônica, ensaio, romance, novela, etc).
Na minha opinião o que as pessoas mais compram é literatura infantil, pois muitas vezes as pessoas deixam de comprar algo para si, mas não deixam de comprar para os filhos.
Fale um pouco de seus planos para o segundo semestre 2025.
Para o segundo semestre tenho participação em duas antologias saindo do forno: Antologia Suja, na qual participo com dois poemas junto ao Coletivo Vozes Escarlate e Coisas da Idade, do Coletivo As Contistas, na qual participo com dois contos. Também estão programadas algumas participações em eventos como a 44ª Semana Literária do SESC e Feira do Livro e na Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná e quem sabe algum livro autoral novo pode surgir. Convido a todos a seguirem meu perfil @francinecruzescritora no Instagram para ficarem por dentro de todas as novidades!
O canal Senhora literatura criado pela escritora Francine Cruz é um incentivo indispensável para a literatura em terras paranaenses e nacionais. Sem falar na bela contribuição dela como escritora.
ResponderExcluir