Jeovânia P. comemora um ano do seu canal e selo Literatura Feminina

 




A literatura feminina cada dia mais vem ganhando força, nos últimos anos com a criação do Mulherio das Letras e sua disseminação, pelo país e fora dele, vem provocando uma revolução literária, que presa por evidenciar uma literatura que por séculos foi invisibilizada, isto é, a produção literária feita por mulheres.

Crescemos em um mundo que defende uma sociedade falocêntrica, embranquecida e preconceituosa, sendo assim, a tomada de consciência da nossa potencialidade transforma essa realidade preestabelecida. Quando mulheres que escrevem se reúnem e juntam forças para mostrar para o mundo que suas escritas são potentes, e que elas estão aqui para ficar, adentramos a uma nova Era. Que como bem coloca nossa matriarca, Maria Valéria Rezende, horizontaliza o espaço literário, dando assim uma nova forma à literatura, uma onde todas as escritoras podem se sentar a mesma mesa e debaterem como iguais, independente de serem iniciantes ou com longos anos de estrada, todas em uma mesma caminhada e juntas.

É nesse espírito de luta pela valorização e visibilidade do que vem sendo produzido pelas nossas escritoras que nasce Literatura Feminina, tanto o canal quanto o selo. O canal surge junto com o projeto “Bom dia com literatura feminina”, onde todos os dias às 7:00 horas são publicados vídeo de mulheres recitando mulheres, não apenas se autodeclamando, mas também nos apresentado outras escritoras, criando o laço que se forma quando uma mão segura outra, e de repente há uma imensidão de braços dados, tudo isso lá no nosso canal do YouTube Literatura Feminina.

Penso que o grande pulo do gato, é o fato desse espaço não só propagar a literatura feita pelo mulherio, como de auxiliar na construção de uma rede que vem se solidificando diariamente, a partir da união das companheiras. Estas buscam juntas meios de superarem as dificuldades do mercado editorial, dos preconceitos sociais, da autoafirmação e reconhecimento de si enquanto escritora. Coisas que são necessárias para trilhamos nosso caminho, assim como essa resistência que se efetiva a partir da comunhão de umas com as outras.

Esta parceria literária vem dando muitos frutos, e estamos completando um ano de um canal e de um selo que se fez por meio dessa confluência, que está nos levando até a produção literária impressa. Pois, as coletâneas “O Livro das Marias” e “Escrituras Negras” são prova disso e agora com essa comemoração ganhamos o e-book “Sinergia”, que logo ganhará versão impressa, e que é um meio de agradecer a essas mulheres que estão na luta, e que seguem apoiando e colaborando com o Literatura Feminina. Uma obra que proclama a parceria entre escritoras.

Nessa trajetória há uma via muito importante que vem sendo traçada e se reforçando diariamente que é a literatura feminina negra, isso porquê se sofremos o impacto da obscuridade da literatura produzida por mulheres durante séculos, muito pior é quando se pensa e se fala da produção literária de mulheres negras. Isto devido à questão da escravatura e das consequências que ela nos deixou, como é o caso da inferiorização intelectual dos/as negros/as, controversa que vai além do olhar do outro, que adentra a cultura, e diz ao povo preto que o espaço deles está ali, delimitado, definido, e que o lugar de quem escreve e produz conhecimento não é o do/a negro/a.

Frente a toda problematização do corpo da mulher negra em uma sociedade racista, sexista e homofóbica afloram pretas que se reúnem para mostrar que as mulheres negras também escrevem, e que sua literatura é de tão alta qualidade quanto qualquer outra de talento. A Literatura Feminina é também Literatura Feminina Negra, e se diz de todas as formas que nós, mulheres, somos capazes de dizer.

Portanto, para comemorarmos essa parceira feminina está sendo lançado o e-book “Sinergia” hoje, dia 15 de julho, às 19:00 horas teremos um sarau de lançamento do sarau onde será disponibilizado o link de acesso à obra. Essa coletânea conta com a presença de 41 (quarenta e uma) autoras, mais a participação especial de Maria Teresa Moreira que faz a apresentação e a arte da capa é baseada em quadro da artista plástica Sayonara Pinheiro, portanto somos muitas, lindas e fortes mulheres dando à luz a esse novo livro.
Além disso, estamos lançando o regulamento para a coletânea “O livro das Marias III_ Uma força sublime”, se quiser saber mais clique aqui.


Abraço e xero,









Comentários

  1. Maravilha. Uma grande comemoração. Parabéns a todas que fazem essa história.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jeovânia P e demais poetisas por mais esta conquista. Feliz Aniversário e Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jeovânia P pelo seu empenho e dedicação nesse trabalho de promover o enlace entre a mulher e a literatura. Sucesso sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Tem momentos que eu dou o parabéns para mim, por ter trilhado caminhos tão nobres que na encruza nos encontramos. Axé, Rainha, Jeovânea P, Axé.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

DUAS CRÔNICAS E CINCO POEMAS DE VIOLANTE SARAMAGO MATOS | dos livros "DE MEMÓRIAS NOS FAZEMOS " e "CONVERSAS DE FIM DE RUA"

Cinco poemas de Catita | "Minha árvore é baobá rainha da savana"

A POESIA PULSANTE DE LIANA TIMM | PROJETO 8M

A vendedora de balas - Conto

Preta em Traje Branco | Cordel reconta: Antonieta de Barros de Joyce Dias

Poema da poeta italiana Francesca Gallello