ERA UMA VEZ 13 I A memória na literatura infantil da escritora Paula Perin

 

" Enquanto isso, Ditinho

Mal conseguiu trabalhar,

Pensando no seu sapato,

No seu baú a brilhar...

Passou o dia doidinho

Querendo o bichinho calçar!


Esses são alguns dos versos que compõem a história de Ditinho do livro O sapato de Ditinho da escritora Paula Perin.


Paula Perin é doutora em Linguística, professora de Escrita Criativa e Acadêmica, autora de “O sapato de Ditinho” e “O drone de Tonico”, idealizadora do Projeto “Escrita que Transforma” e do “Literatura sem Fronteiras”.

"Depois de um longo período tentando me encontrar na vida, de me privar dela para dar conta dos desafios de conciliar carreira, estudos e família, encontrei na escrita uma forma de me conectar com minha criança interior e resgatar as coisas importantes que me fazem feliz. Uma dessas coisas é a escrita literária", revela a escritora.

Desse processo de reinvenção, surgiu seu primeiro livro, O sapato de Ditinho, livro inspirado em uma memória da sua infância. Ditinho era o nome carinhoso pelo qual sua avó chamava seu pai e, nessa narrativa em cordel, Paula Perin conta as peripécias do dia em que o papai ganhou seu primeiro sapato. "Essa história sempre rendeu boas risadas lá em casa, então achei oportuno começar minha carreira como escritora de literatura infantojuvenil a partir dela", conta Paula. "A partir desse livro, sinto que algumas feridas que em mim existiam em relação ao meu pai se curaram. E posso dizer que temos muito orgulho um do outro, sempre me emociono quando afirmo isso. Lá no fundo, acredito que este foi o propósito desse livro", continua.

 


No seu segundo livro, O drone de Tonico, ela conta uma das aventuras de Tonico, menino sapeca e arteiro que inventa, do nada, em criar uma espécie de drone e botá-lo para voar. A confusão começa quando o drone aterrissa em um lugar inusitado, para o seu azar. Nessa história, a escritora se inspira nas histórias do seu avô cearense e do seu irmão mais velho.


Em 2020, Paula Perin está trabalhando em 4 projetos, além de estar se dedicando ao Projeto Escrita que Transforma, que tem por objetivo proporcionar às pessoas vivenciar o processo de criação de seu primeiro poema. Para conhecer um pouco mais do seu trabalho, fique à vontade para visitar o seu perfil no Instagram: 


@ppaula.perin

 


Comentários

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

A POESIA FANTÁSTICA DE ROSEANA MURRAY | PROJETO 8M

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

Preta em Traje Branco | Cordel reconta: Antonieta de Barros de Joyce Dias

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

Resenha 'afetiva' do livro O VOO DA GUARÁ VERMELHA, de Maria Valéria Rezende

Resenha do livro juvenil TÃO LONGE... TÃO PERTO, de Silvana de Menezes