ERA UMA VEZ 13 I A memória na literatura infantil da escritora Paula Perin

 

" Enquanto isso, Ditinho

Mal conseguiu trabalhar,

Pensando no seu sapato,

No seu baú a brilhar...

Passou o dia doidinho

Querendo o bichinho calçar!


Esses são alguns dos versos que compõem a história de Ditinho do livro O sapato de Ditinho da escritora Paula Perin.


Paula Perin é doutora em Linguística, professora de Escrita Criativa e Acadêmica, autora de “O sapato de Ditinho” e “O drone de Tonico”, idealizadora do Projeto “Escrita que Transforma” e do “Literatura sem Fronteiras”.

"Depois de um longo período tentando me encontrar na vida, de me privar dela para dar conta dos desafios de conciliar carreira, estudos e família, encontrei na escrita uma forma de me conectar com minha criança interior e resgatar as coisas importantes que me fazem feliz. Uma dessas coisas é a escrita literária", revela a escritora.

Desse processo de reinvenção, surgiu seu primeiro livro, O sapato de Ditinho, livro inspirado em uma memória da sua infância. Ditinho era o nome carinhoso pelo qual sua avó chamava seu pai e, nessa narrativa em cordel, Paula Perin conta as peripécias do dia em que o papai ganhou seu primeiro sapato. "Essa história sempre rendeu boas risadas lá em casa, então achei oportuno começar minha carreira como escritora de literatura infantojuvenil a partir dela", conta Paula. "A partir desse livro, sinto que algumas feridas que em mim existiam em relação ao meu pai se curaram. E posso dizer que temos muito orgulho um do outro, sempre me emociono quando afirmo isso. Lá no fundo, acredito que este foi o propósito desse livro", continua.

 


No seu segundo livro, O drone de Tonico, ela conta uma das aventuras de Tonico, menino sapeca e arteiro que inventa, do nada, em criar uma espécie de drone e botá-lo para voar. A confusão começa quando o drone aterrissa em um lugar inusitado, para o seu azar. Nessa história, a escritora se inspira nas histórias do seu avô cearense e do seu irmão mais velho.


Em 2020, Paula Perin está trabalhando em 4 projetos, além de estar se dedicando ao Projeto Escrita que Transforma, que tem por objetivo proporcionar às pessoas vivenciar o processo de criação de seu primeiro poema. Para conhecer um pouco mais do seu trabalho, fique à vontade para visitar o seu perfil no Instagram: 


@ppaula.perin

 


Comentários

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Um conto de Maria Amélia Elói | "Fécula"

Cinco poemas de Claudia Miranda Franco | "Moenda"

Sete poemas de Rozana Gastaldi Cominal | "Aos protagonistas da cultura viva"

Coluna 01 - In-Confidências - Apresentação, por Adriana Mayrinck

Coluna 02 | Fala aí... Isabel Bastos Nunes (Portugal)

Coluna 01 | Fala aí... - Apresentação, por Adriana Mayrinck

PONTE-AR: literatura preta em dia(logo) | Na moda - Catita

Coluna 01 | Mulherio das Letras na Lua - Apresentação

A poesia tocante de Wanda Monteiro

Coluna 04 | Fala aí... Terezinha Malaquias (Alemanha)