Era uma vez 9 I A representatividade na literatura infantil da baiana Cassia Valle

 



Cassia Valle é baiana, atriz, museóloga, historiadora e escritora. Ficou bastante conhecida em sua participação no filme Ó Paí ó, interpretando a personagem Mãe Raimunda. Segundo a escritora, sua missão é representar e atuar na orientação e implantação de procedimentos artísticos, educativos e culturais ligados à preservação do patrimônio cultural afro -brasileiro.

Durante um projeto chamado “Patrimônio Cidadão”, em parceria com Luciana Palmeira, no qual visitavam comunidades para saber o que seria patrimônio para as crianças, com o objetivo de falar sobre museu e patrimônio, e tirar a ideia que museu é coisa velha e enferrujada, foi que Cassia e Luciana se aproximaram da temática. Assim nasceu o livro “Calu – Uma menina cheia de histórias”, para que as crianças daquele local se sentissem representadas em uma obra que a personagem principal é preta e a capa é preta.  O livro traz uma poesia de uma criança que se reconhece na poesia e na arte como um todo.

Calu, uma menina cheia de histórias aborda de forma lúdica, criativa e transformadora as memórias da ilha da Boca do Rio, contadas por uma menina que foi habilitada por seus avós – gritos, detentores do passado e da ancestralidade.


Seu segundo livro é Bloquinho de poemas e canções da Calu, um livro de bolso, de poesias e canções autorais, inspiradas no livro Calu, uma menina cheia de histórias, com várias páginas em branco para os leitores darem asas a imaginação, e despertar o interesse para escrita dos leitores. Feito em parceria com Luciana Palmeira e Cell Dantas, o livro foi editado pela Malê editora.

O premiado livro “Calu, uma menina cheia de histórias” virou Sarauzinho e ganha os palcos da cidade. A Performance literária “Sarauzinho da Calu” com apelo para o imaginário infantil e  para a necessidade de salvaguarda da memória.

O livro, que tem prefácio do ator e escritor Lázaro Ramos e foi vencedor do prêmio APCA – São Paulo em 2017 na categoria literatura infanto-juvenil, inspirou a performance que é dirigida pela autora. O Sarauzinho utiliza a ferramenta da poesia, música e literatura infantil para falar de representatividade, tradição memória e identidade”.


cassia.vale


@cassia_vale2



Comentários

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

A POESIA FANTÁSTICA DE ROSEANA MURRAY | PROJETO 8M

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

Preta em Traje Branco | Cordel reconta: Antonieta de Barros de Joyce Dias

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

Resenha 'afetiva' do livro O VOO DA GUARÁ VERMELHA, de Maria Valéria Rezende

Resenha do livro juvenil TÃO LONGE... TÃO PERTO, de Silvana de Menezes