Coluna I Era uma vez 1 - A literatura infantil



A LITERATURA INFANTIL

Meu contato com o mundo mágico da literatura se deu bem cedo, nem era alfabetizada ainda e minha mãe já contava histórias de diversos livros. Lembro-me de um livro “Tesouro para crianças” que continha diversos contos além de uma coleção de livros de capa dura nos quais os contos de fadas davam asas à imaginação. As minhas avós também gostavam de contar histórias, muitas vezes inventadas por elas ou sobre alguma lenda antiga, tudo oralmente, o que me deixava ainda mais fascinada. Durante toda minha infância tive contato com livros, já que minha mãe era professora primária e exigia leituras diárias. Com todo esse incentivo, é natural que eu tenha me tornado uma leitora assídua.
Infelizmente essa não é a realidade de muitas crianças. Grande parte não tem acesso aos livros em casa e só vão se familiarizar com a literatura quando vão para a escola, a qual muitas vezes não dá conta desse letramento literário por diversos motivos que não cabem citar nesse texto. O resultado disso está estampado em diversas pesquisas nacionais e internacionais que apontam que o brasileiro lê muito pouco.
A literatura é de fundamental importância para a formação do ser humano, como já afirmava Antônio Cândido, a literatura é um direito básico que não pode ser negado. Quando se trata da literatura na infância isso se torna cada vez mais claro. Ler e contar histórias para crianças faz com que elas suscitem o imaginário, conheçam novos lugares, busquem soluções para resolver problemas, além de sentir diversas emoções. “É através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica” (ABRAMOVICH,1989, p. 17).
A produção de literatura infantil no Brasil tem crescido bastante nas últimas décadas. Além dos escritores e escritoras já consagrados, como Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Ziraldo, há um crescimento considerável de novos escritores, principalmente escritoras, voltados ao mundo da criança. O objetivo dessa coluna intitulada “Era uma vez” é divulgar as escritoras contemporâneas, mostrar os belos trabalhos de escrita e ilustração que elas vêm desenvolvendo e que, muitas vezes, são pouco conhecidos.
Sejam bem-vindas ao universo da literatura infantil!


                                                        



Comentários

Postar um comentário

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

A POESIA FANTÁSTICA DE ROSEANA MURRAY | PROJETO 8M

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Preta em Traje Branco | Cordel reconta: Antonieta de Barros de Joyce Dias

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

Resenha 'afetiva' do livro O VOO DA GUARÁ VERMELHA, de Maria Valéria Rezende

Uma resenha de Vanessa Ratton | "Caminho para ver estrelas": leitura necessária para a juventude