Você conhece o Sarau Quinta das Artes?


| coluna 02 |


Sarau Quinta das Artes

Nossa coluna é um espaço para conhecermos os projetos que vêm sendo desenvolvidos e realizados por mulheres. E hoje trago a vocês o Sarau Quinta das Artes, idealizado e coordenado por Carla Alves, no Rio Grande do Norte.

Aproveito a ocasião para convidá-los a assistir no dia 28 de janeiro às 19:00 horas, o último episódio da série de debates virtuais do "Especial Literatura em Casa", que abordará o "Mercado Editorial no RN e a projeção de seus escritores fora dos limites do estado". Esse evento é promovido pelo Sarau Quinta das Artes. E contará com a participação ao vivo de Jânia Souza, Jeovânia P., Antenor Mário e José Correia; e através de vídeo: Aluísio Azevedo Jr e Cleudivan Jânio.

O debate ocorrerá pela plataforma YouTube, a partir do link:

https://www.youtube.com/user/SESCRN.



Para conhecermos um pouco mais sobre esse projeto fizemos uma entrevista com Carla Alves. Que se define como: Mãe de Natália e Maria Luíza - não sei se é o meu melhor papel, mas é o que eu mais amo fazer; tanto pelas alegrias, quanto pelos desafios. Professora mediadora de leitura literária; trabalho na biblioteca de uma escola pública do ensino básico e sou apaixonada pelo que faço. Produtora Cultural com atuação em projetos na área sociocultural e educacional, com ênfase na formação de público consumidor de arte, Literatura e formação de leitores. Idealizadora do projeto multicultural Sarau Quinta das Artes, que está na segunda temporada, levando espetáculos culturais para os quatro cantos das terras de Poti. Uma das articuladoras do coletivo feminista literário Mulherio das Letras Zila Mamede – Natal/RN, cuja finalidade é ampliar os espaços de visibilidade da mulher escritora e das demais que atuam na cadeia produtiva do livro. É uma das editoras e responsável pelo projeto gráfico da publicação Folha Poética, idealizada pelo jornalista e militante da poesia, Aluízio Mathias; coordena as mídias sociais da União Brasileira de Escritores – Seção Rio Grande do Norte (UBE/RN); além de ter atuado na equipe de produção das edições-piloto da Caravana de Escritores Potiguares e Carrossel da Leitura.”


Como surgiu a ideia do Sarau Quintas das Artes?

O Sarau Quinta das Artes teve início como projeto-piloto, em 2017. Realizado com o apoio da Associação dos Ex-alunos das Escolas Federais Industriais e Técnicas do Rio Grande do Norte (ASSEFIT/RN) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os espetáculos contemplavam quatro linguagens artísticas (artes plásticas, cinema, literatura e música) e aconteciam no campus Cidade Alta. Após esse período, recebeu patrocínio da Cosern e Instituto Neoenergia, através da Lei Câmara Cascudo e o tornou-se itinerante, circulando por 6 cidades do Estado do Rio Grande do Norte, em 2019, encantando o público, com os espetáculos; sendo, neste formato, acrescentadas, às já existentes, as linguagens da dança e do teatro. Ano passado, novamente contemplado pelos patrocinadores, para a segunda temporada, nos mesmos moldes, teve que ser readaptado, no sentido de se adequar ao período da pandemia. Para isso, produzimos um belo material audiovisual do projeto; cujo lançamento está previsto para março de 2021; e a interação com as escolas das cidades contempladas se dará através das nossas redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram).


Qual o objetivo do sarau?

O grande objetivo do Sarau Quinta das Artes é engrandecer a cultura do Estado do Rio Grande do Norte; torná-la acessível em diferentes aspectos e necessidades, principalmente nos lugares onde a arte não chega com tanta facilidade; mostrar o artista, o trabalho autoral; aproximar e fazer íntima dos potiguares a cultura da sua terra natal.


Qual o público-alvo do sarau?

Alunos do Ensino Médio das escolas públicas do Estado do Rio Grande do Norte, professores e comunidade escolar das cidades contempladas.


Como era a recepção do público aos saraus antes da pandemia?

Sempre muito calorosa. Atividade presencial tem uma energia diferente; é olho-no-olho, é estar pertinho para falar e tocar a outra pessoa. É um momento único, principalmente para aqueles alunos e alunas de lugares muito pequenos e com pouco acesso à arte do próprio estado. As comunidades escolares dos locais visitados abraçam o projeto e se envolvem com as atividades e a troca de experiência é algo muito rico para todos os envolvidos.


Essa versão online do Sarau Quintas das Artes está atingindo as expectativas da equipe que organiza o evento?

Na verdade, superou as expectativas. Estamos atingindo um público, além do estimado. Pessoas de diversos lugares (não apenas do RN) estão interagindo bastante. As lives têm sido um sucesso, principalmente no que tange ao conhecimento da arte potiguar por um número maior de pessoas.


Quem é a equipe do sarau? E o que cada um responsável para fazer?

Nossa equipe tem 33 pessoas envolvidas. Porém, a equipe de base/estrutural é formada por mim, na coordenação geral; Alessandra Brandão, na direção de produção; Arlindo Bezerra, na produção executiva; Vitória Ventura, na direção de arte; Carol Damasceno (Camaleão Studio), nas mídias sociais; e Luciana Oliveira (Sollar Comunicação), na assessoria de imprensa.


Em que formato o sarau irá se realizar no novo normal?

Enquanto existir restrições para atividades presenciais, continuaremos a realizar as nossas ações de maneira remota, com programação transmitida através das redes sociais.



Como vocês projetam o feedback do público no novo normal?

Atualmente, nosso feedback principal vem do engajamento do público em relação às postagens e atividades on-line/ao vivo; bem como visualizações, comentários, mensagens privadas; além da procura dos diversos meios de comunicação (rádio, tv, internet, jornais, revistas) por informações sobre o nosso projeto.


Como se deu essa parceria com o SESC/RN?

Através do Edital Poti Cultural 2020. Fizemos um recorte no projeto maior para se adequar à proposta do Sesc/RN; daí surgiu o Sarau Quinta das Artes – Especial Literatura em Casa. Como o próprio nome diz, contempla a literatura, numa série de três debates interativos, realizados ao vivo, nas três últimas quintas-feiras de janeiro, com três diferentes eixos temáticos. Os debatedores são escritores e escritoras que produzem no RN, e que foram selecionados, por uma equipe do projeto, após se inscreverem numa chamada pública para participação. Os vídeos estão disponíveis no Youtube do Sesc/RN e, em breve, estará, também, no canal do Sarau Quinta das Artes.


Normalmente vocês têm apoio e/ou patrocínio para realização do evento? Se sim, quem são seus parceiros?

Cosern (@cosern_oficial), Instituto Neoenergia (@neoenergia_oficial), e do Governo do Rio Grande do Norte (@governodorn), através da Fundação José Augusto - FJA (@culturarn) via Lei Câmara Cascudo. Conta com apoio da ASSEFIT RN (Associação dos Ex-Alunos das Escolas Federais, Industriais e Técnicas do RN), IFRN e Cooperativa Cultural (@cooperativacultural).


Esses patrocínios e apoios advém de leis de incentivo à cultura?

O patrocínio da Cosern e Instituto Neoenergia é pela Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto (FJA). O IFRN cede os espaços dos seus auditórios, a ASSEFIT/RN entra com o apoio logístico e a Livraria Cooperativa Cultural – UFRN com material promocional.


Vamos ficar ligados no que nossas mulheres veem produzindo de bom, gente!


Xero e abraço,

Jeovânia P.




Comentários

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

A POESIA FANTÁSTICA DE ROSEANA MURRAY | PROJETO 8M

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Preta em Traje Branco | Cordel reconta: Antonieta de Barros de Joyce Dias

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

Resenha 'afetiva' do livro O VOO DA GUARÁ VERMELHA, de Maria Valéria Rezende

Uma resenha de Vanessa Ratton | "Caminho para ver estrelas": leitura necessária para a juventude