PodPapo 01 | Entrevista com a escritora Rosângela Vieira Rocha

|  PodPapo 01 |


PodPapo - Entrevista com a escritora Rosângela Vieira Rocha
por Chris Herrmann


Estreamos o primeiro número da nossa coluna de entrevista em formato de áudio com a escritora mineira, residente em Brasília, Rosângela Vieira Rocha. Foram 19 minutos de uma conversa bastante agradável sobre literatura, com pitadas de política e o momento atual delicado  de pandemia. 
A entrevista foi realizada na data de hoje, via WhatsApp. Para ouvir clique na seta abaixo do nosso Podcast:





Foto | acervo pessoal

Rosângela Vieira Rocha nasceu em Inhapim, MG, e mudou-se para Brasília em 1968. Jornalista, escritora e professora aposentada do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, é advogada e Mestre em Comunicação Social pela ECA/USP. Tem treze livros publicados, para adultos e crianças. Véspera de Lua, Editora da UFMG, (romance), 1990, ganhador do Prêmio Nacional de Literatura Editora UFMG – 1988; Rio das Pedras, Secretaria de Estado de Cultura, 2002, novela vencedora da Bolsa Brasília de Produção Literária 2001, Menção Especial no Prêmio Graciliano Ramos, da União Brasileira de Escritores, além de ter sido classificada entre os dez finalistas da 4ª. Bienal Nestlé de Literatura Brasileira; Pupilas Ovais, (contos), LGE Editora, 2005, selecionado para obter o apoio do FAC/DF; A festa de Tati (infantil), Franco Editora, 2008; Fome de Rosas (romance), 2009, FAC/Nossa Cidade, Dias de Santos e Heróis (infantil), Editora Prumo, 2009, Três contra um (infantil), Franco Editora, 2011, Nem tudo foi carnaval, (juvenil), Editora RHJ, 2012; Janaína, a bailarina (infantil), Franco Editora, 2012; O macuco Felício (infantil), Editora Cortez, 2014; e O vestido da condessa (infantil), Franco Editora, 2014, O indizível sentido do amor (romance), 2017, Editora Patuá e Nenhum espelho reflete seu rosto, ed. Arribaçã, PB. Participou de várias antologias, entre as quais se destacam a Antologia do Conto Brasiliense, organizada por Ronaldo Cagiano. Brasília: Projecto Editorial/Livraria Suspensa, 2004; Mais trinta mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, org. por Luiz Ruffato, Editora Record, 2005, Todas as gerações – o conto brasiliense contemporâneo, organizada por Ronaldo Cagiano, LGE Editora, 2006, 7º Prêmio Escriba de Contos, Secretaria Municipal de Ação Cultural: Piracicaba, 2009, de Balões Coloridos - Crônicas, Editora Via Literária, Porto Seguro, 2010. Seu nome faz parte do Dicionário de Escritores de Brasília, org. por Napoleão Valadares, 2ª e 3ª edições (2003 e 2012), da História da Literatura Brasiliense, org. por Luiz Carlos Guimarães da Costa, Brasília: Thesaurus, 2005, de Mulheres- Prosa de ficção no Brasil 1964-2010, org. por Marcia Cavendish Wanderley, Rio de Janeiro: Ibis Libris/FAPERJ, 2011 e do Dicionário de Mulheres, org. por Hilda Agnes Hübner Flores, Florianópolis: Editora Mulheres, 2011.
Tem textos avulsos premiados, como a crônica "Um homem indelicado", que obteve Menção Honrosa no VII Concurso Rubem Braga de Crônicas, promovido pela Academia Cachoeirense de Letras. Foi colunista da revista literária digital Verbo21. É colunista da revista literária digital Germina e já participou de várias comissões julgadoras de concursos literários.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0047589723804382


Comentários

  1. Parabéns, Chris, por mais esta atração no canal da SerMulherArte. Parabéns à entrevistada, escritora Rosângela Vieira Rocha, pelo papo delicioso. Também li e me apaixonei pelo seu romance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom você ter ouvido e gostado da estreia do PodPapo, Virginia. O obra da Rosângela é maravilhosa. Obrigada pelo apoio e carinho com a revista. Um abraço.

      Excluir
  2. Adorei conhecer esse novo canal para a literatura. E começou bem entrevistando a Rosângela Vieira Rocha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Chris! As entrevistas são uma ótima iniciativa, que enriquece ainda mais a revista e é também um ato político muito importante. Parabéns, Rosângela! Adorei te ouvir e achei algo muito feliz ter você na estreia deste trabalho. Abraços a vocês duas, mulheres muito especiais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar, colaborar e apoiar a nossa revista, querida Esther. Fico feliz também em saber que gostou da estreia da PodPapo. Um abração.

      Excluir

Postar um comentário

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

Dois poemas de Samanta Aquino | "A arte de ser mulher"

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Uma Crônica sobre mulheres - por Rejane Souza

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

A poética feminista e arrebatadora de Alice Ruiz

SEIS POEMAS DE ANNA MIRANDA MIRANDA