As implicâncias doces da minha mãe - por Chris Herrmann




Crônicas que as lembranças me embrulham de presente - 10

As implicâncias doces da minha mãe
por Chris Herrmann

Minha mãe tinha um humor variável, mas até quando era mau me fazia rir. Ela detestava que eu andasse de roupas pretas (porque eu sempre gostei). Ela nunca teve preconceito de raça, mas de cor preta de roupa! Quando eu ainda vivia no Brasil e era solteira, era uma guerra: „você parece uma viúva! Nem se casou e já quer matar o marido??“ E eu, não dava ouvidos, só ria e continuava a vestir roupas pretas. Nas vezes que ela veio me visitar na Alemanha (foram quatro), a primeira coisa que ela fazia era abrir a porta do meu guarda-roupa e dizer: „você não mudou nada. Que decepção!“




A última vez que ela esteve aqui foi em 2002, para o batizado do meu filho. Fui buscá-la toda feliz no aeroporto e antes de eu abraçá-la, ela disse: „eu só vim pra impedir você de ir ao batizado do meu neto de preto, porque batizado não é enterro!“ Depois me abraçou e rimos muito. Desde quando ela morreu em 2014 no Brasil, fico me lembrando dessas e outras coisas engraçadas que ela dizia quando chegava aqui na Alemanha, como por exemplo: „minha filha, como você consegue falar essa língua difícil? Que horror, vocês nem parecem que estão conversando. Isso é briga!! Melhor você arrumar um copo d‘água e colocar a língua de molho todo dia antes de dormir pra descansá-la!!“

Em sua homenagem, querida mãezinha, comecei a usar roupas de outras cores também. E de todas as cores, a da saudade é a que mais me veste por dentro. 


Comentários

PUBLICAÇÕES MAIS VISITADAS DA SEMANA

Mulher Feminista - 16 Poemas Improvisados - Autoras Diversas

200 palavras/2 minicontos - por Lota Moncada

Nordeste Maravilhoso - Viva as Mulheres Rendeiras!

Dois poemas de Samanta Aquino | "A arte de ser mulher"

De vez em quando um conto - Os Casais - por Lia Sena

Uma Crônica sobre mulheres - por Rejane Souza

A poética feminista e arrebatadora de Alice Ruiz

UM TRECHO DO LIVRO "NEM TÃO SOZINHOS ASSIM...", DE ANGELA CARNEIRO | Projeto 8M

Cinco poemas de Eva Potiguar | Uma poética de raízes imersas

SEIS POEMAS DE ANNA MIRANDA MIRANDA